NTA
A munição Não Tóxica – NTA, representa alto desenvolvimento tecnológico e visa a proteção da saúde e do meio ambiente, o que é uma tendência mundial.
A NTA CBC não gera gases ou resíduos tóxicos durante o disparo, pois possui projétil totalmente encapsulado, pólvora química smokeless e mistura iniciadora livre de metais pesados. Devido à composição química da espoleta isenta de chumbo, bário, antimônio e mercúrio (heavy metal free), a munição NTA exige procedimentos diferenciados em todas as etapas de seu processo produtivo, incluindo uma impermeabilização especial entre as junções do ‘estojo-projétil’ e ‘estojo-espoleta’, a fim de impedir a entrada de umidade na munição e garantir a manutenção das propriedades da espoleta.
O PORQUÊ DA NTA?
Nas munições convencionais, as espoletas são fabricadas com sais de chumbo e de bário e quando percutidas, emitem gases e partículas poluentes no ambiente onde ocorreu o disparo, em especial em estandes fechados. Já os projéteis, em geral, são fabricados integralmente de liga de chumbo ou, quando do tipo encamisado, possuem sua base de chumbo exposta à ação erosiva dos gases extremamente quentes originados na queima do propelente. A intoxicação do ser humano ocorre por aspiração ou inalação desses elementos tóxicos. Outra forma é a ingestão direta de partículas aderidas às mãos: o simples manuseio de estojos deflagrados ou de projéteis de chumbo, já é fonte de contaminação. O chumbo causa uma intoxicação conhecida tecnicamente por saturnismo e particularmente perigosa por ser cumulativa, já que o metal é dificilmente eliminado pelo organismo.