Divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, dados têm como base o registro de Boletins de Ocorrência no município
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Paulo indicam que seguem em queda os índices de roubo e furto, em geral, na Estância Turística de Ribeirão Pires. A redução das ocorrências se manteve em agosto desse ano, no comparativo com o mesmo período de 2017. De janeiro a julho, a cidade também registrou queda da criminalidade em relação ao último ano.
A Estância Turística de Ribeirão Pires apresentou queda de 46,03% nos índices de roubo (geral), e redução de 40,44% nos registros de furto (geral), no comparativo entre os meses de agosto de 2018 e 2017. De janeiro a agosto desse ano, houve queda de 23,52% no índice de roubo (geral) e de 26,1% nos furtos em relação aos primeiros meses de 2017.
Investimento em equipamentos, na valorização do efetivo e em operações integradas planejadas e executadas pela Secretaria de Segurança Urbana de Ribeirão Pires, em parceria com as polícias Civil e Militar, estão entre as ações que contribuem para a diminuição dos índices criminais.
Dentre os investimentos realizados pela Prefeitura está o aumento de câmeras de segurança. No total, 40 equipamentos monitoram vias da cidade, além de dois pontos turísticos – os Mirantes Santo Antônio e São José. O sistema é um importante reforço para as forças de segurança na prevenção de delitos, bem como na identificação de suspeitos, dando suporte às investigações da Polícia Civil.
“Sabemos que a segurança é uma preocupação de toda a comunidade e temos capacitado, estruturado e investido no setor para melhorar a qualidade do serviço, além de promover integrações com as GCMs e polícias de toda a região, aumentando a segurança e diminuindo os índices de criminalidade, conforme dados divulgados pelo Estado”, afirma o secretário de Segurança Pública do município, coronel José Luis Martins Navarro.
“Nosso efetivo possui profissionais capacitados, que são exemplos para diversas corporações na região. Temos investido na qualificação e valorização da Guarda Civil Municipal para melhorarmos o atendimento à população, fortalecendo a segurança no município”, conclui Navarro.
Valorização do efetivo – Em setembro, a Câmara Municipal de Ribeirão Pires aprovou, por unanimidade, reforma administrativa proposta pelo Poder Executivo. A medida foi contemplada em dois projetos encaminhados para apreciação dos parlamentares sobre o Plano de Cargos, Salários e Carreiras e sobre a Reorganização Administrativa da Prefeitura.
Entre as modificações contidas no novo Plano de Cargos, Salários e Carreiras está a aplicação, na prática, da valorização dos Guardas Civis Municipais, prevista pelo Estatuto da categoria por Lei Municipal de 2016 (6.093/16). GCMs admitidos até 2008 (1ª Classe), entre 2009 e 2010 (2ª Classe), e após 2010 (3ª Classe) terão progressão na carreira, com impacto no salário. Também está estipulado valor salarial para a chamada Classe Distinta – cargos destinados a profissionais que sejam aprovados em concurso interno, considerando aptidões teóricas e técnicas para o exercício da função. Serão contemplados, inicialmente, cerca de 100 Guardas Civis.
Em julho, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública do município, e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade (ACIARP) assinaram convênio que formaliza a atividade complementar conveniada a ser executada pelos efetivos da GCM. Com limite máximo de 80 horas, a medida garante reforço da segurança por profissionais qualificados na cidade, além de valorizar o efetivo da Guarda.
Investimentos – Dentre os investimentos realizados pela Prefeitura em no setor da segurança está a conclusão da habilitação de 40 GCMs para manuseio de pistola 380, habilitação de 15 GCMs para manuseio de pistola calibre 12 e curso de aperfeiçoamento profissional para todo o efetivo.
Em março desse ano, a SSP do município recebeu a doação de uma viatura Duster pela CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos. Novos veículos deverão ser em breve incorporados à frota da GCM.
Entre as novas aquisições já realizadas pela Prefeitura para a melhoria do efetivo estão 260 uniformes, 16 uniformes camuflados, 8 coletes balísticos para GCM Canil, 200 pares de calçados, 40 pistolas 380, 1560 munições calibre 38, além da doação de dois cães para o Canil da GCM, 3 armas calibre 12, entre outras ações.
Fonte: http://www.ribeiraopires.sp.gov.br