CAÇA ESPORTIVA
Ao contrário do que muitas vezes se imagina, a caça amadorista não representa uma ameaça à sobrevivência da fauna silvestre. Um dos principais fatores que gera o desequilíbrio em todo o ecossistema é a expansão sempre crescente das atividades econômicas, por exemplo, agrícolas, que acelera a perda de habitat e ameaça diretamente a fauna silvestre.
Nesse contexto, a caça amadorista, ou manejo de fauna, vem sendo um fator de estímulo direto à proteção dos ambientes naturais, uma vez que representa uma alternativa sustentável de uso da natureza e que gera recursos imediatos para sua conservação. Em alguns países, cuja legislação é mais desenvolvida, a criação de espécies em Parques de Caça, ocorre em áreas cuja preservação é assegurada. Essa proteção dos ecossistemas onde vivem espécies-alvo de prática da caça amadorista beneficia, evidentemente, não apenas estas espécies, mas todas as demais presentes nestes ecossistemas, inclusive as ameaçadas de extinção pela perda de seus habitat.
Fica claro, portanto, que a atividade cinegética - a caça amadorista regulamentada - nada tem a ver com a matança ilegal e descontrolada da fauna, que deve ser reprimida e punida com o máximo rigor, com o integral apoio dos caçadores amadores, que são inimigos declarados da caça furtiva (clandestina e criminosa). Num sistema transparente, rigidamente fiscalizado e tecnicamente orientado de gestão da caça amadorista, e não na simples proibição da caça, ignorando o seu enorme potencial conservacionista, pode estar a chave para garantir o futuro de nossa fauna.
Dentro deste contexto, destaca-se a caça para fins de controle de espécies invasoras, como é o caso do abate do Javali, solução ambiental para manejo da espécie, visando impedir sua expansão, por oferecer risco à segurança e à saúde de pessoas, além de prejuízos econômicos e à fauna nativa. O abate do Javali está liberado em todo território nacional (Instrução Normativa no 03 IBAMA/13), o que representa um importante marco na história da caça no Brasil e abre a possibilidade da atividade da caça regulamentada durante o ano todo, devidamente autorizada.
CONSUMIDOR CIVIL
A posse de armas é um direito previsto em lei e validado por mais de 60 milhões de brasileiros.
No referendo popular de 2005, a população foi consultada para decidir sobre a proibição ou não ao comércio de armas no Brasil. O resultado foi majoritário: com 64% dos votos, venceu o NÃO à proibição.
Você sabia?
A prática do tiro é também uma saudável forma de lazer. Praticado de maneira profissional ou informal, é um excelente meio de desenvolver disciplina e autoconhecimento.
ESPORTE DO TIRO
O Tiro, presente desde a primeira Olimpíada em 1896, é o esporte que trouxe ao Brasil a primeira medalha de ouro olímpica, conquistada em 1920, nas Olimpíadas da Antuérpia*.
Atualmente, o Tiro Esportivo traz a chance de conquista de 45 medalhas em cada Olimpíada.
O Tiro é um esporte emocionante. Caracteriza-se por uma infinidade de técnicas e táticas que levam o praticante ao tão almejado resultado perfeito. O que une todos atiradores é sempre o objetivo de evoluir ao máximo no binômio arma-atirador, num exercício de autoconhecimento que muito se assemelha a outros esportes solitários onde o homem se associa à máquina, como, por exemplo o automobilismo. Condicionamento físico e mental, absoluto amor pela precisão, estabilidade emocional e respeito à disciplina, são itens primordiais para que se pratique esse esporte.
* Realizada em 1920 na Bélgica, na cidade de Antuérpia, esta Olimpíada nos rendeu 3 medalhas, sendo uma de ouro na modalidade Pistola Rápida com Guilherme Paraense, uma de prata na Modalidade Pistola Livre com Afrânio da Costa e uma de Bronze na modalidade Pistola Livre por Equipe com Afrânio da Costa, Guilherme Paraense, Sebastião Wolf, Dario Barbosa, Fernando Soledade.
MILITAR
Empresa Estratégica de Defesa, a CBC é pautada pelo compromisso de contribuir com as operações e missões das Forças Armadas Brasileiras e para defesa da Soberania Nacional.
Com quase 100 anos de história, a CBC é uma das maiores fabricantes de munições militares do mundo. Todo o conhecimento da CBC é aplicado no desenvolvimento e fabricação de seus produtos com domínio tecnológico de toda cadeia produtiva, resultando em constante capacidade de mobilização.
O portfólio da CBC oferece uma série de produtos inovadores desenvolvidos com tecnologia própria. O portfólio de munições militares inclui completas famílias nos calibres 9x19mm, 5,56x45mm, 7,62x51mm, 12,7x99mm, 20x102mm, 20x110mm, 20x128mm, 30x113mm, 30x173mm e 40x53mm.
A CBC possui um site específico para os segmentos de Forças Armadas e Policiais: www.cbcdefesa.com.br
A alta qualidade dos produtos da CBC é reconhecida internacionalmente e cumpre os requisitos das Forças de Defesa mais exigentes do mundo. A CBC é líder mundial em munições para armas portáteis e um dos maiores fornecedores para países da OTAN. A confiabilidade de seus produtos é atestada por 130 países, nos 5 continentes.
SEGURANÇA PRIVADA
Ano a ano, o setor de Segurança Privada vem crescendo expressivamente, atuando como um complemento da Segurança Pública, cumprindo um importante papel na proteção de vidas e de patrimônio e representando um segmento de grande importância para a economia e geração de empregos no país.
A CBC possui um completo portfólio de produtos composto por munições, cartuchos e o armamento Pump Military 3.0 no calibre 12, para atender às Empresas de Segurança Privada e Transporte de Valores, Escolas de Formação de Vigilantes e os serviços orgânicos de segurança em empresas.
SEGURANÇA PÚBLICA
A CBC, há quase 10 décadas atuando como parceira das forças policiais e em permanente sintonia com as instituições de Segurança Pública, tem como um dos seus principais objetivos desenvolver produtos no estado da arte.
Cada vez mais, a Segurança Pública exige produtos desenvolvidos com fins específicos e que atendam às necessidades e características próprias do nosso país. Por princípio, cada produto desenvolvido na CBC deve ter, no mínimo, performance igual ao melhor da sua categoria no mundo.
É pautada neste princípio que a CBC desenvolve seu completo portfólio de produtos policiais, composto por armamento Pump Action calibre 12 e por amplas famílias de munições, cada uma com uma finalidade específica: munições de treinamento, cartuchos antidistúrbio e munições operacionais de alto desempenho.
A CBC possui um site específico para os segmentos de Forças Armadas e Policiais: www.cbcdefesa.com.br
A CBC possui um completo portfólio de produtos voltados à defesa, segurança, esporte e lazer. Conheça um pouco mais sobre os segmentos atendidos pela empresa